sábado, 19 de março de 2011

TEXTO NOTICIA

NOTICIA
                QUEDA DE METEORITO ASSUSTA BAIANOS
                                                               Biaggio Talento
                                                                       Salvador
        Um meteorito caiu anteontem à noite na zona rural de Santo Antonio de Jesus, a 180 quilômetros de Salvador. A queda assustou os moradores do povoado de Tabocal, onde moram cerca de 100 famílias, que fica cerca de um quilometro do local, num maciço da Mata Atlântica. Muitos pensaram que se tratava de um avião.
        A agricultura Paulina de Jesus, falando as emissoras de rádio e televisão da região, contou ter visto uma imensa bola de fogo cruzando o céu. “Quando caiu, vi o fogo que subia cerca de 30 metros”, disse.
        Anteontem, a companhia de Política Militar de Santo Antonio de Jesus enviou uma equipe até a área. Os policiais acompanhados de um guia verificaram que o estrondo havia sido provocado por um meteorito e não por uma aeronave. Uma grande área da floresta queimou e viraram cinzas, árvores estavam quebradas ao meio e havia cinco buracos no solo, de até os 2 metros de diâmetro.
        Astrônomos do Observatório de Antares, instalado na cidade de Feira de Santana, perto de Santo Antonio de Jesus, pretendem examinar a área atingida pelo meteorito hoje. Eles informaram não haver mais perigos para os moradores  __ ao contrario do risco de contaminação por radioatividade, que haveria caso o impacto tivesse sido causado por restos de algum satélite.
        No inicio da década de 90, pedaços de um satélite russo caíram no município de Santa Luz, na região sisaleira, no nordeste baiano. O lixo espacial foi recolhido pelos moradores, que não sofreram nada.
                                                   (O Estado de São Paulo,8/3/2006)
Legenda:
               Ótimo leu com fluência respeitando os sinais de pontuação;
                 Bom leu com fluência, mas não respeitou os sinais de pontuação;
                Precisa melhorar, pois engasgou em algumas palavras.
INTERPRETAÇÃO

01 – Uma noticia é um texto jornalístico que relata fatos reais que interessam ao publico. As noticias são transmitidas somente por jornais e revistas?

02 - Que outros meios de comunicação a noticia é dada nos tempos atuais?

03 – As fábulas, as lendas e os contos maravilhosos, narram fatos imaginados. Uma noticia relata fatos imaginados ou fatos reais.

04 – Releia o primeiro parágrafo da noticia.
                    “Queda de meteorito assusta baianos”

a)    Qual é o fato principal relatado?
b)   Onde aconteceu o fato principal relatado?
c)    Quando aconteceu esse fato?

05 - Toda noticia tem um titulo. Qual o titulo dessa noticia?

a)  Na noticia em estudo o titulo dá idéia do que a noticia se trata?
b) O titulo é curto, claro e direto?
c) Você daria outro titulo para essa noticia? Qual seria?

06 – Observe a linguagem empregada na noticia lida.
a) Ela contém gírias, palavras abreviadas ou palavras e expressões próprias da linguagem oral, cotidiana?
b) Observando a linguagem da noticia lida, concluímos que os textos jornalísticos empregam a língua padrão? Ou que empregam uma variedade lingüística não padrão da língua?
c) Há, na noticia lida, expressões como eu acho que, na minha opinião ou eu penso que?

TEXTO INSTRUCIONAL COM INTERPRETAÇÃO

TEXTO 01 -    Quando a família fala em viajar, nós logo pensamos em fazer as malas. O que levar? Veja como preparar a bagagem para as férias.
PARA ONDE VOCÊ VAI?

        Escolha roupas de acordo com o lugar pra onde vai. Se você for passear no campo, é legal levar roupas confortáveis e algumas até meio velhas, para brincar a vontade e sujar sem medo.
        Se for um lugar frio, escolha peças quentinhas (,,,). Já se o lugar tiver piscina ou praia, não se esqueça da roupa de banho. Como o clima é maluco, leve sempre um agasalho e algumas peças mais leves.
        Na hora de fazer a mala, nada de socar calças, tênis, sandálias e blusas. Escolha uma mala de bom tamanho ou leve duas pequenas. Dobre as roupas e coloque os calçados em saquinhos limpos. Deixe por cima o que vai usar primeiro e leve mais saquinhos para guardar a roupa suja.
        Lembre-se de pegar [...] produtos de higiene pessoal.
        Quando tudo estiver pronto, chame um adulto para mostrar que você é fera! Assim, se por acaso tiver esquecido alguma coisa, sua mãe ou seu pai podem dar uma mãozinha.
                                                              
           (RECREIO, Nª 42)

Legenda:
               Ótimo leu com fluência respeitando os sinais de pontuação;
                 Bom leu com fluência, mas não respeitou os sinais de pontuação;
                Precisa melhorar, pois engasgou em algumas palavras.

INTERPRETAÇÃO

01 -  O texto “Para onde você vai?” é uma fabula, um texto instrucional, uma carta ou verbete de enciclopédia? Justifique sua resposta.

02 – Você acha que esse texto foi escrito pra adultos ou para crianças e adolescentes? Retire do texto a frase que confirme sua resposta.

03 – Ao escolher o que levar nas malas, o que é importante ter em mente? Leia as opções abaixo e marque as respostas corretas:
        (     ) o lugar para onde se vai: campo, praia ou cidade
        (     ) o meio de transporte
        (     ) clima frio ou quente
        (     ) o tipo de comida

04 – Qual sugestão que o texto dá para quem quer passar as férias no;
A) campo:
b) lugar frio:
c) lugar onde há praia ou piscina:

05 – Segundo o texto, qual a melhor maneira de se arrumar uma mala?

06- Por que é necessário levar produtos de higiene pessoal, quando se vai viajar?

05 -  O texto sugere que a criança chame um adulto depois que as malas estiverem prontas. Por quê?

segunda-feira, 7 de março de 2011

PROJETO LIXO

Você sabia que existe lixo no espaço?

Conheça os materiais abandonados na órbita da Terra e que são um risco para os astronautas
Por: Marcelo de Oliveira Souza, Laboratório de Ciências Físicas, Universidade Estadual do Norte Fluminense
Publicado em 04/03/2008 | Atualizado em 12/08/2010

            Pedaços de foguetes, ferramentas, satélites em desuso e até – sinto muito, mas é preciso dizer – cocô e xixi congelados de astronauta giram em torno da Terra. Sim, isso é o que se chama lixo espacial!
            A maior parte desse lixo, vale ressaltar, é resultante da explosão acidental de satélites, que os faz em pedacinhos. Para você ter uma idéia, mais de 120 eventos desse tipo já foram detectados pela NASA – a Agência Espacial Americana – e acredita-se que esse número pode ser bem maior.
            Alguns satélites também são deliberadamente destruídos. Como foi, por exemplo, o caso do teste de um míssil chinês realizado em 2007. Ele foi lançado com o objetivo de atingir um satélite que estava em desuso. Todo o material resultante da destruição – pedaços do satélite e do míssil – continua na órbita da Terra. Podem ocorrer, também, colisões entre o material abandonado no espaço, gerando ainda mais fragmentos.
            É importante destacar que a maior parte do lixo espacial orbita a menos de dois mil quilômetros de distância da superfície da Terra, tornando-se um risco para os novos lançamentos que são realizados, dado que quase todas as missões tripuladas ficam abaixo dessa altitude. Já existem até alguns casos de colisão desses objetos com naves tripuladas, ainda bem poucos, mas que já foram registrados. Um perigo a mais para os astronautas.



            Para minimizar o problema, já se imagina produzir uma lixeira espacial com o objetivo de recolher esse material abandonado. Ela seria composta por satélites com capacidade de coletar o lixo abandonado no espaço. Já há uma lixeira desse tipo em funcionamento na Estação Espacial Internacional, é a nave automática russa Progress, responsável por levar periodicamente suprimentos para a estação e, no retorno para a Terra, trazer o lixo produzido lá.

Como se não fosse o suficiente poluir a superfície de nosso planeta, estamos também poluindo o espaço! As novas gerações terão um trabalho e tanto. 

Números do lixo espacial

       Desde o Sputnik – o primeiro satélite artificial da Terra, lançado em 1957 – até o início de setembro de 2007, foram realizados cerca de 4.500 lançamentos orbitais. A NASA estima que haja atualmente, girando ao redor da Terra, cerca de 11 mil objetos com diâmetro superior a 10 centímetros e mais de 100 mil objetos com diâmetro entre um e 10 centímetros, além de mais de 10 milhões com tamanho menor do que um centímetro. Haja lixeira!

Marcelo de Oliveira Souza
Laboratório de Ciências Físicas
Universidade Estadual do Norte Fluminense

sábado, 5 de março de 2011

PROJETO LIXO

 

 TEXTO: Texto informativo

O lixo nosso de cada dia

Você já parou para pensar quanto lixo cada um de nós produz diariamente? E o volume de lixo produzido na sua rua, em seu bairro, ou em sua cidade, você sabe quanto é? Já imaginou qual o destino final de todo esse lixo? Você sabe para onde ele vai? Alguma vez você já se perguntou sobre as conseqüências negativas que o lixo produz ao meio ambiente?
A maioria das pessoas não pára para pensar nessas coisas, pois muitos de nós não compreendemos muito bem esse assunto e alguns na verdade nem se importam tanto com todos os problemas que podem estar relacionados com o nosso lixo.
            O lixo que um bairro, uma cidade ou nação produz está intimamente ligado ao modo de vida de sua população. Por exemplo, cidades e países industrializados produzem grande quantidade de lixo inorgânico. Já nas nações em desenvolvimento, nas pequenas cidades do interior, nos povoados, assentamentos rurais e nas fazendas, grande parte do lixo produzido é de origem orgânica.
            Para quem não se recorda vale lembrar que o lixo orgânico é aquele originado de quaisquer seres vivos, animais e vegetais, que são facilmente decompostos pela natureza. Restos de comida, restos de frutas e verduras, restos de plantas (folhas, galhos, pedaços de madeira, serragem etc.) são alguns exemplos de lixo orgânico. Por outro lado, o lixo inorgânico é aquele que resulta de produtos industrializados (plásticos, vidros, metais etc.), que, em geral, são de difícil decomposição pela natureza, mas que podem ser reciclado pelo homem.
            O lixo que produzimos pode ser classificado em quatro grupos (1) lixo domiciliar, produzido nas residências, tais como restos de alimentos e sacolas plásticas; (2) lixo comercial, produzido nos estabelecimentos comerciais como lojas, butiques, mercearias etc.; (3) lixo industrial, produzido nas indústrias, como por exemplo, restos de matérias-primas e subprodutos da produção; e (4) lixo hospitalar, produzido nos hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratórios e farmácias.
            O entendimento dos tipos de lixo e suas classificações é importante, pois à cada um deles deve ser dado uma coleta e destinação diferenciadas.
            Existem muitas formas de tratamento do lixo, entre as quais: (a) aterro sanitário, (b) incineração, (c) reciclagem e (d) compostagem.
            O “aterro sanitário” é a forma mais comum usada para destinar o lixo no solo. Ele consiste em espalhar e dispor o lixo em camadas cobertas com material inerte (em geral, terra e cascalho). Junto com essas medidas são construídos sistemas de drenagem para os gases (metano etc.) e líquidos (conhecido como chorume), de forma que não ocorra a poluição do meio ambiente.
            A “incineração” consiste na queima controlada do lixo em fornos especialmente projetados para transformá-lo em cinzas. É um processo de desinfecção pelo calor, pelo vapor e pela água em elevadas temperaturas, sem a intervenção do trabalho manual. A incineração possui algumas desvantagens, tais como: alto custo de instalação e manutenção da usina de incineração; os gases emanados da queima do lixo são altamente poluentes; e para esse tido de tratamento há a necessidade de mão-de-obra qualificada.
            A “reciclagem” é a transformação do lixo em matéria-prima. As vantagens econômicas, sociais, sanitárias e ambientais da reciclagem são amplamente reconhecidas, sendo algumas delas: diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado; economia de energia; e geração de empregos, através da criação de indústrias recicladoras.
            A “compostagem” é o método de tratamento da parcela orgânica existente no lixo. O processo de compostagem consiste na transformação de restos de origem vegetal ou animal em adubo a ser utilizado na agricultura e jardinagem, sem ocasionar riscos ao meio ambiente.      
A compostagem possui várias vantagens, como por exemplo: aumento da vida útil do aterro sanitário; aproveitamento agrícola da matéria orgânica, a usina de compostagem pode ser artesanal, utilizando mão-de-obra e instalações de baixo custo; além de ser um processo ambientalmente seguro.
            Nenhuma dessas quatro formas de tratamento deve ser vista como algo milagroso, capaz de solucionar todos os problemas relacionados ao lixo.
            Na escolha do modelo de gestão do lixo, todos os setores da sociedade devem participar. Nós não devemos deixar só a cargo da Prefeitura ou do Governo Estadual decidir qual será o destino do lixo que produzimos, pois a má gestão da coleta e destinação final do lixo afeta a todos indistintamente.
            A participação coletiva nas ações e trabalhos que envolvam políticas públicas como o tratamento do lixo é fundamental, mas, além disso, cada um de nós deve também estar disposto a contribuir individualmente através de pequenos gestos diários, tais como: não jogar lixo nas ruas, praças, praias e demais áreas públicas; não pichar monumentos, muros ou fachadas de residências e estabelecimentos comerciais; depositar o lixo somente nos locais indicados pela prefeitura. Essas são
algumas pequenas ações que podem fazer grandes diferenças para nossa vida e para o meio ambiente.

                                                          
Publicado no Jornal Chico, edição n. 31, p. 05, de 01/04/2007.       
                                                                              Gurupi – Estado do Tocantins. Giovanni Salera Júnior é Mestre
                                                                              em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
                                                                              E-mail: salerajunior@yahoo.com.br


Palavras do dicionário:
  1. lixo
  2. compostagem
  3. aterro sanitário
  4. chorume

Pesquisa: Tempo de decomposição dos resíduos
  1. jornais
  2. embalagens de papel
  3. guardanapos de papel
  4. pontas de cigarros
  5. chiclete
  6. náilon
  7. sacos e copos plásticos
  8. latas de alumínio
  9. tampas de garrafas
  10. pilhas
  11. garrafas e frascos de vidro ou platico
  12. pneus

Discussão sobre o tema tendo como foco desvendar nossa realidade sobre o lixo:
  • O que acontece com nossa sala de aula quando termina o período e vamos para casa?
  • O que é feito com o lixo depositado na lixeira de nossa classe?
  • Como anda a limpeza (ou sujeira) do pátio da escola quando retornamos do recreio?
  • Separamos o lixo que depositamos na lixeira? O que é feito com ele?
  • O que fazemos com o lixo doméstico que é produzido em nossa casa?
  • Por que geramos tanto lixo?
  • Tudo que colocamos no lixo realmente não tem mais utilidade?
  • O que fazemos com móveis, eletrodomésticos e roupas que não queremos mais?
Após ser discutido pela classe, os alunos devem elaborar uma lista de problemas de lixo na comunidade que podem ser estudados. Essa lista deve ser registrada na Ficha de Registro do projeto

Observação da realidade

            Uma vez escolhido o tema, o passo seguinte é conhecê-lo por meio da observação, que pode ser realizada e registrada em fotografias, entrevistas etc. É importante que tudo seja registrado, utilizando-se diferentes recursos, para coletar o maior número de informações, sensações e possibilidades.
            Antes de ir a campo, é importante que se estabeleça um plano de observação e que as tarefas e os objetivos estejam claros e registrados. Para que aconteça o momento de troca no retorno do trabalho de campo, cada subgrupo de alunos deve ter um plano de observação.
No retorno da observação, cada subgrupo deve apresentar para a classe seu plano de observação e o que efetivamente coletou de informação, registrando se conseguiu ou não atingir os objetivos propostos.
            Todo o processo deve ser sintetizado na Ficha de Registro.
            Para este trabalho sugiro a seguinte esquema de observação, os alunos serão divididos em quatro equipes:
A.     a primeira equipe será responsável por registrar através de fotografias partes da escola como pátio, refeitório e salas de aula antes dos alunos entrarem e depois registrar novamente depois de sua saída
B.     a segunda equipe será responsável por coletar dados através de entrevistas com os alunos sobre o tema “Como anda a limpeza (ou sujeira) do pátio da escola quando retornamos do recreio?” e apresentar em forma de gráfico
C.     a terceira equipe será responsável em fazer uma entrevista com as cantineiras sobre o desperdício de alimentos na merenda escolar, registrar em forma de texto: Entrevista.
D.     A quarta equipe: será responsável em pesquisar com as pessoas da comunidade porque geramos muito lixo? Registrar em forma de um texto.


Musica A Vida Fala Mais Alto


Somos viajantes
De apenas um instante
A vida passa como um bem-te-vi
O meio ambiente
Tem alma com agente
Nossos descendentes vão morar aqui.
O mundo é sua casa
A sala e a praça
A natureza esta em suas mãos.
O lixo da alma tire
Recicle, abrace, inspire.
Planeta limpo, tudo é o coração
Há sede nos rios
O ar quer respirar, o pulmão do
Brasil, meu peito a amar.
Natureza mãe,
Te amo tanto
Belo é viver em teus encantos.
A vida dê valor, viva sem sobressalto,
Num mundo de amor
A vida fala mais alto
A vida fala mais alto