segunda-feira, 18 de março de 2013

Após esse trabalho com o texto da parlenda, as palavras foram dividas em silabas conforme modelo abaixo:
A
CA
SI
NHA
DA
VO
CER
DI
DE
CI
PO
O
FE
ES
TA
DE
MO
RAN
DO
COM
TE
ZA
NÃO
TEM



Cada aluno recebeu uma cartela dessa, com intuito de montar novas palavras, para se formar um listão com essas silabas, abaixo estão algumas palavras formadas a partir dessa atividade:
CADA
CAVO
CERCA
DECIDA
DEDO
CIDINHA
CASINHA
POVO
OVO
ESTA
FEDIDA
DEMORANDO
CIDADE
CERTEZA
CAFÉ
PODE
DOTADO
CITE
MODA
MOCADO
TEMPO
CIPÓ
VOTE
ANÃO
MORANDO
ACERTA
MODINHA
ADEDONHA
ASINHA
PODADO
POVOADO
CERCADA
CIRANDA
ATADO
MOCINHA
TENHA
ACATA
AFETA
ESCADINHA
ODIADO
DADO
DITADO




sexta-feira, 15 de março de 2013

TRABALHO COM PARLENDA

TEXTO: PARLENDA
A CASINHA DA VOVÓ



TRABALHANDO COM A PARLENDA
ATIVIDADE 1:
Capacidades: Localizar informações explícitas no texto; Identificação do gênero e do suporte na compreensão de textos.
•    Organize a sala para a leitura do texto (pode ser em círculo, em U ou como preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar também o cartaz ou o quadro mesmo.
•    Informar o gênero, explicando o conceito de parlenda e que está escrita em um cartaz (suporte).
•    Mostre o 1º cartaz da parlenda escrita com letra de imprensa maiúscula.
•    Leia a parlenda pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.
•    Repita a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.
•    Peça que os alunos leiam a quadrinha, vá passando o dedo em cima das palavras e mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.
•    Peça que cada aluno também leia a parlenda individualmente com suas orientações como na leitura coletiva (do cartaz ou do quadro ou entregar o texto).
•    Faça a exploração oral da parlenda com questões de compreensão:
A)    De quem é a casinha?
B)    Como é a casinha?
C)    Por que o café está demorando?

Estas sugestões podem ser alteradas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma desde que seja matida a proposta da capacidade sugerida.
Ressalto que as atividades 2, 3 e 4 ser referem às mesmas capacidades.
 Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
ATIVIDADE 2
  • Mostre o 1º cartaz da parlenda e leia-o com os alunos.
  • Peça que os alunos identifiquem a primeira e última palavra da parlenda, colorindo-as de vermelho e azul.
  • Em seguida, peça pra que os alunos copiem a parlenda.
  • Circule na parlenda a palavra CASINHA.
  • Desenhe a casinha da vovó.

ATIVIDADE 3
  • Distribua o texto (parlenda) para cada aluno e peça que eles coloram de lápis verde os espaços em branco, levando-os a perceber que em cada espaço temos uma nova palavra.
  • Peça que eles contem o número de palavras encontradas na 1º linha da parlenda, em seguida repita a atividade com as demais linhas.
  • Mostre que existem palavras com poucas letras ( A, da, de, o, com, pó) ressaltando que elas são palavras.
  • Peça para eles circularem de lápis vermelho a palavra CASINHA na parlenda e que contem o número de letras dessa palavra.
A) Quantas letras tem?
B) Qual é a letra inicial?
C) Qual é a letra final?
  • Em seguida, peça que eles circulem de azul as palavras com 2 letras, de verde as palavras com 3 letras e de amarelo as palavras com 4 letras e de rosa as palavras com 7 ou mais letras.
  • Pergunte aos alunos se nessa parlenda aparece alguma palavra repetida, se aparecer, peça que eles sublinhem elas.

ATIVIDADE 4
  • Agora organize os alunos em grupos e disponha fichas com as frases emendadas da parlenda e fichas com as palavras da parlenda e peça que os alunos as organize-as de maneira correta. Ex.: (Acasinhadavovó / cercadinhadecipó). Não se esqueça de pedir que os alunos registrem no caderno.
  • Para a atividade anterior utilize as fichas com letras de imprensa maiúscula, como no 1º cartaz.

Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.

Atividade 5
  • Peça para que os alunos completem o quadro a seguir:
PALAVRA
No DE LETRAS
A

CASINHA

DA

VOVÓ

CERCADINHA

DE

CIPÓ

O

CAFÉ

ESTÁ

DEMORANDO

COM

CERTEZA

NÃO

TEM


OBSERVAÇÃO: APÓS ESSE TRABALHO COM A PARLENDA, NÃO ESQUEÇA DE FAZER A REESCRITA, NAS PRÓXIMAS SEMANAS IREI  POSTAR MAIS ATIVIDADES RELACIONADAS COM ESSA PARLENDA.