Sequencia
didática
Brinquedos
e Brincadeiras
·
Antecipar sentidos e ativar conhecimentos
prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças.
·
Reconhecer finalidades de textos lidos pelo
professor ou pelas crianças
·
Localizar informações explícitas em textos de
diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente
·
Produzir textos de diferentes gêneros com
autonomia, atendendo a diferentes finalidades
·
Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e
parágrafos.
·
Conhecer e fazer uso de palavras com
correspondências irregulares, mas de uso freqüente;
·
Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito.
·
Perceber que palavras diferentes variam
quanto ao número, repertório e ordem de letras.
·
Valorizar os textos de tradição oral,
reconhecendo-os como manifestações culturais.
·
Reconhecer diferentes variantes
de registro de acordo com os gêneros e situações de uso.
·
Identificar e fazer uso de letra
maiúscula e minúscula nos textos produzidos, segundo as convenções.
·
Conhecer a ordem alfabética e seus usos em
diferentes gêneros.
MATEMÁTICA
·
Explicitar e/ou representar informalmente a posição
de pessoas e objetos, dimensionar espaços, utilizando vocabulário pertinente
nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças
considerarem necessário essa ação, por meio de desenhos, croquis, plantas
baixas, mapas e maquetes, desenvolvendo noções de tamanho, de lateralidade, de
localização, de direcionamento, de sentido e de vistas.
·
Formular questões sobre aspectos familiares
que gerem pesquisas e observações para coletar dados quantitativos e
qualitativos.
HISTÓRIA
·
Selecionar e
utilizar registros pessoais e familiares (documentos, músicas, fotos, recibos,
listas de compras, receitas de todo tipo, contas domésticas, trabalhos
escolares antigos, álbuns feitos ou preenchidos domesticamente, cartas,
brinquedos usados, boletins escolares, livrinhos usados, dentre outros) para
formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma sequência
narrativa a respeito da sua própria história.
·
Identificar as
aproximações e os afastamentos entre as memórias compartilhadas por membros de
diferentes grupos de convívio sobre a história local.
ARTES
·
Compreender a
arte como um conhecimento produzido socialmente, em diferentes contextos
históricos e culturais da humanidade.
·
Reconhecer a
importância social da arte na sociedade e na vida dos indivíduos.
·
Respeitar,
conviver, valorizar e dialogar com as diferentes produções artísticas de
circulação social.
1º
momento:
Dentro
de uma caixa deve conter: peteca, bola de queimada, bola de gude, latas de óleo,
pedrinhas, galho de arvore, etc.
Os
alunos em roda irão cantar uma cantiga e
ao termino irão retirar um objeto da caixa, onde serão questionados sobre o
mesmo.
A) O
que é?
B) Para
que serve?
C) Alguém
sabe como era usado?
D) Que
tipo de brincadeira se brinca com esse objeto?
2ª
momento:
Fazer
uma pesquisa com membros da família sobre os tipos de brincadeiras que
costumavam brincar na infância.
Pedir que registrem a
brincadeira.
Montar uma tabela com as
informações da pesquisa.
3ª momento: Trabalho
com diversos gêneros textuais
• Trabalho com o poema “ A Boneca” de
Olavo Bilac
A)
Levantamento de hipóteses sobre o tema ser
estudado, através do titulo do poema.
B)
Leitura do texto
C)
Exploração do texto
D)
Trabalho voltado para a apropriação do
sistema de escrita alfabético
• Trabalho com o texto informativo
“Amarelinha”.
A)
Apresentação do texto
B)
Leitura e exploração do texto
C)
Comparação entre o texto instrucional
amarelinha e o texto informativo “Amarelinha”.
D)
Trabalho com o texto fatiado e lacunado
• Trabalho com texto
instrucional da Brincadeira “Boca de forno”
A)
Apresentação do texto em forma de cartaz
B)
Exploração e leitura do texto
C)
Explorar o tipo e funcionalidade do texto
D)
Produção de um texto instrucional
4ª
momento:
Trazer
fotos dos familiares brincando, para
montagem de um mural.
Entrevista com um morador mais velho sobre
como era a brincadeiras na sua época.
Registro das informações através de um texto coletivo
5ª momento:
Apresentação das telas das obras do
artista Ivan Cruz, que retrata em suas telas, as brincadeiras como: pião, bola,
roda, amarelinha e mais de 100 trabalhos que revivem a sua infância.
Onde os alunos irão fazer a releitura das telas.
6ª momento
Circuito
de brincadeiras na quadra de esportes.