terça-feira, 13 de outubro de 2015

SEQUENCIA DIDÁTICA BRINCADEIRAS



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBrGTxe44NvaGPMfS3q8SWejrrUSkSP_8MNsMzfJPxeY5nmlYBvAghvSK7yuT9PmLTV95RsMWL8tpCAmculirT2_ydic6tUQEkjN2WoYuxLvrSCXM6_-NbJE527I2lEnzmaQkBLSrqFss/s320/amarelinha.jpgSequencia didática
Brinquedos e Brincadeiras


PORTUGUES
·         Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças.
·         Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças
·         Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente
·         Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades
·         Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos.
·         Conhecer e fazer uso de palavras com correspondências irregulares, mas de uso freqüente;
·         Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito.
·         Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.
·         Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.
·         Reconhecer diferentes variantes de registro de acordo com os gêneros e situações de uso.
·         Identificar e fazer uso de letra maiúscula e minúscula nos textos produzidos, segundo as convenções.
·         Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.
MATEMÁTICA
·         Explicitar e/ou representar informalmente a posição de pessoas e objetos, dimensionar espaços, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário essa ação, por meio de desenhos, croquis, plantas baixas, mapas e maquetes, desenvolvendo noções de tamanho, de lateralidade, de localização, de direcionamento, de sentido e de vistas.
·         Formular questões sobre aspectos familiares que gerem pesquisas e observações para coletar dados quantitativos e qualitativos.

HISTÓRIA
·         Selecionar e utilizar registros pessoais e familiares (documentos, músicas, fotos, recibos, listas de compras, receitas de todo tipo, contas domésticas, trabalhos escolares antigos, álbuns feitos ou preenchidos domesticamente, cartas, brinquedos usados, boletins escolares, livrinhos usados, dentre outros) para formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma sequência narrativa a respeito da sua própria história.
·         Identificar as aproximações e os afastamentos entre as memórias compartilhadas por membros de diferentes grupos de convívio sobre a história local.



ARTES
·         Compreender a arte como um conhecimento produzido socialmente, em diferentes contextos históricos e culturais da humanidade.
·         Reconhecer a importância social da arte na sociedade e na vida dos indivíduos.
·         Respeitar, conviver, valorizar e dialogar com as diferentes produções artísticas de circulação social.

1º momento:
            Dentro de uma caixa deve conter: peteca, bola de queimada, bola de gude, latas de óleo, pedrinhas, galho de arvore, etc.
            Os alunos em roda irão cantar uma cantiga  e ao termino irão retirar um objeto da caixa, onde serão questionados sobre o mesmo.
A)   O que é?
B)   Para que serve?
C)   Alguém sabe como era usado?
D)   Que tipo de brincadeira se brinca com esse objeto?
2ª momento:
            Fazer uma pesquisa com membros da família sobre os tipos de brincadeiras que costumavam brincar na infância.
Pedir que registrem a brincadeira.
Montar uma tabela com as informações da pesquisa.
3ª  momento:      Trabalho com diversos gêneros textuais
         • Trabalho com o poema “ A Boneca” de Olavo Bilac
A)   Levantamento de hipóteses sobre o tema ser estudado, através do titulo do poema.
B)   Leitura do texto
C)   Exploração do texto
D)   Trabalho voltado para a apropriação do sistema de escrita alfabético
          • Trabalho com o texto informativo “Amarelinha”.
A)   Apresentação do texto
B)   Leitura e exploração do texto
C)   Comparação entre o texto instrucional amarelinha  e o texto informativo  “Amarelinha”.
D)   Trabalho com o texto fatiado e lacunado

        • Trabalho com texto instrucional da Brincadeira “Boca de forno”
A)   Apresentação do texto em forma de cartaz
B)   Exploração e leitura do texto
C)   Explorar o tipo e funcionalidade do texto
D)   Produção de um  texto instrucional

4ª momento:
            Trazer fotos dos familiares brincando,  para montagem de um mural.
 Entrevista com um morador mais velho sobre como era a brincadeiras na sua época.
Registro das informações através de um texto coletivo
5ª momento:
Apresentação das telas das obras do artista Ivan Cruz, que retrata em suas telas, as brincadeiras como: pião, bola, roda, amarelinha e mais de 100 trabalhos que revivem a sua infância.
        Onde os alunos irão fazer a releitura das telas.
6ª momento
        Circuito de brincadeiras na quadra de esportes.