sábado, 5 de março de 2011

PROJETO LIXO

 

 TEXTO: Texto informativo

O lixo nosso de cada dia

Você já parou para pensar quanto lixo cada um de nós produz diariamente? E o volume de lixo produzido na sua rua, em seu bairro, ou em sua cidade, você sabe quanto é? Já imaginou qual o destino final de todo esse lixo? Você sabe para onde ele vai? Alguma vez você já se perguntou sobre as conseqüências negativas que o lixo produz ao meio ambiente?
A maioria das pessoas não pára para pensar nessas coisas, pois muitos de nós não compreendemos muito bem esse assunto e alguns na verdade nem se importam tanto com todos os problemas que podem estar relacionados com o nosso lixo.
            O lixo que um bairro, uma cidade ou nação produz está intimamente ligado ao modo de vida de sua população. Por exemplo, cidades e países industrializados produzem grande quantidade de lixo inorgânico. Já nas nações em desenvolvimento, nas pequenas cidades do interior, nos povoados, assentamentos rurais e nas fazendas, grande parte do lixo produzido é de origem orgânica.
            Para quem não se recorda vale lembrar que o lixo orgânico é aquele originado de quaisquer seres vivos, animais e vegetais, que são facilmente decompostos pela natureza. Restos de comida, restos de frutas e verduras, restos de plantas (folhas, galhos, pedaços de madeira, serragem etc.) são alguns exemplos de lixo orgânico. Por outro lado, o lixo inorgânico é aquele que resulta de produtos industrializados (plásticos, vidros, metais etc.), que, em geral, são de difícil decomposição pela natureza, mas que podem ser reciclado pelo homem.
            O lixo que produzimos pode ser classificado em quatro grupos (1) lixo domiciliar, produzido nas residências, tais como restos de alimentos e sacolas plásticas; (2) lixo comercial, produzido nos estabelecimentos comerciais como lojas, butiques, mercearias etc.; (3) lixo industrial, produzido nas indústrias, como por exemplo, restos de matérias-primas e subprodutos da produção; e (4) lixo hospitalar, produzido nos hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratórios e farmácias.
            O entendimento dos tipos de lixo e suas classificações é importante, pois à cada um deles deve ser dado uma coleta e destinação diferenciadas.
            Existem muitas formas de tratamento do lixo, entre as quais: (a) aterro sanitário, (b) incineração, (c) reciclagem e (d) compostagem.
            O “aterro sanitário” é a forma mais comum usada para destinar o lixo no solo. Ele consiste em espalhar e dispor o lixo em camadas cobertas com material inerte (em geral, terra e cascalho). Junto com essas medidas são construídos sistemas de drenagem para os gases (metano etc.) e líquidos (conhecido como chorume), de forma que não ocorra a poluição do meio ambiente.
            A “incineração” consiste na queima controlada do lixo em fornos especialmente projetados para transformá-lo em cinzas. É um processo de desinfecção pelo calor, pelo vapor e pela água em elevadas temperaturas, sem a intervenção do trabalho manual. A incineração possui algumas desvantagens, tais como: alto custo de instalação e manutenção da usina de incineração; os gases emanados da queima do lixo são altamente poluentes; e para esse tido de tratamento há a necessidade de mão-de-obra qualificada.
            A “reciclagem” é a transformação do lixo em matéria-prima. As vantagens econômicas, sociais, sanitárias e ambientais da reciclagem são amplamente reconhecidas, sendo algumas delas: diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado; economia de energia; e geração de empregos, através da criação de indústrias recicladoras.
            A “compostagem” é o método de tratamento da parcela orgânica existente no lixo. O processo de compostagem consiste na transformação de restos de origem vegetal ou animal em adubo a ser utilizado na agricultura e jardinagem, sem ocasionar riscos ao meio ambiente.      
A compostagem possui várias vantagens, como por exemplo: aumento da vida útil do aterro sanitário; aproveitamento agrícola da matéria orgânica, a usina de compostagem pode ser artesanal, utilizando mão-de-obra e instalações de baixo custo; além de ser um processo ambientalmente seguro.
            Nenhuma dessas quatro formas de tratamento deve ser vista como algo milagroso, capaz de solucionar todos os problemas relacionados ao lixo.
            Na escolha do modelo de gestão do lixo, todos os setores da sociedade devem participar. Nós não devemos deixar só a cargo da Prefeitura ou do Governo Estadual decidir qual será o destino do lixo que produzimos, pois a má gestão da coleta e destinação final do lixo afeta a todos indistintamente.
            A participação coletiva nas ações e trabalhos que envolvam políticas públicas como o tratamento do lixo é fundamental, mas, além disso, cada um de nós deve também estar disposto a contribuir individualmente através de pequenos gestos diários, tais como: não jogar lixo nas ruas, praças, praias e demais áreas públicas; não pichar monumentos, muros ou fachadas de residências e estabelecimentos comerciais; depositar o lixo somente nos locais indicados pela prefeitura. Essas são
algumas pequenas ações que podem fazer grandes diferenças para nossa vida e para o meio ambiente.

                                                          
Publicado no Jornal Chico, edição n. 31, p. 05, de 01/04/2007.       
                                                                              Gurupi – Estado do Tocantins. Giovanni Salera Júnior é Mestre
                                                                              em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
                                                                              E-mail: salerajunior@yahoo.com.br


Palavras do dicionário:
  1. lixo
  2. compostagem
  3. aterro sanitário
  4. chorume

Pesquisa: Tempo de decomposição dos resíduos
  1. jornais
  2. embalagens de papel
  3. guardanapos de papel
  4. pontas de cigarros
  5. chiclete
  6. náilon
  7. sacos e copos plásticos
  8. latas de alumínio
  9. tampas de garrafas
  10. pilhas
  11. garrafas e frascos de vidro ou platico
  12. pneus

Discussão sobre o tema tendo como foco desvendar nossa realidade sobre o lixo:
  • O que acontece com nossa sala de aula quando termina o período e vamos para casa?
  • O que é feito com o lixo depositado na lixeira de nossa classe?
  • Como anda a limpeza (ou sujeira) do pátio da escola quando retornamos do recreio?
  • Separamos o lixo que depositamos na lixeira? O que é feito com ele?
  • O que fazemos com o lixo doméstico que é produzido em nossa casa?
  • Por que geramos tanto lixo?
  • Tudo que colocamos no lixo realmente não tem mais utilidade?
  • O que fazemos com móveis, eletrodomésticos e roupas que não queremos mais?
Após ser discutido pela classe, os alunos devem elaborar uma lista de problemas de lixo na comunidade que podem ser estudados. Essa lista deve ser registrada na Ficha de Registro do projeto

Observação da realidade

            Uma vez escolhido o tema, o passo seguinte é conhecê-lo por meio da observação, que pode ser realizada e registrada em fotografias, entrevistas etc. É importante que tudo seja registrado, utilizando-se diferentes recursos, para coletar o maior número de informações, sensações e possibilidades.
            Antes de ir a campo, é importante que se estabeleça um plano de observação e que as tarefas e os objetivos estejam claros e registrados. Para que aconteça o momento de troca no retorno do trabalho de campo, cada subgrupo de alunos deve ter um plano de observação.
No retorno da observação, cada subgrupo deve apresentar para a classe seu plano de observação e o que efetivamente coletou de informação, registrando se conseguiu ou não atingir os objetivos propostos.
            Todo o processo deve ser sintetizado na Ficha de Registro.
            Para este trabalho sugiro a seguinte esquema de observação, os alunos serão divididos em quatro equipes:
A.     a primeira equipe será responsável por registrar através de fotografias partes da escola como pátio, refeitório e salas de aula antes dos alunos entrarem e depois registrar novamente depois de sua saída
B.     a segunda equipe será responsável por coletar dados através de entrevistas com os alunos sobre o tema “Como anda a limpeza (ou sujeira) do pátio da escola quando retornamos do recreio?” e apresentar em forma de gráfico
C.     a terceira equipe será responsável em fazer uma entrevista com as cantineiras sobre o desperdício de alimentos na merenda escolar, registrar em forma de texto: Entrevista.
D.     A quarta equipe: será responsável em pesquisar com as pessoas da comunidade porque geramos muito lixo? Registrar em forma de um texto.


Musica A Vida Fala Mais Alto


Somos viajantes
De apenas um instante
A vida passa como um bem-te-vi
O meio ambiente
Tem alma com agente
Nossos descendentes vão morar aqui.
O mundo é sua casa
A sala e a praça
A natureza esta em suas mãos.
O lixo da alma tire
Recicle, abrace, inspire.
Planeta limpo, tudo é o coração
Há sede nos rios
O ar quer respirar, o pulmão do
Brasil, meu peito a amar.
Natureza mãe,
Te amo tanto
Belo é viver em teus encantos.
A vida dê valor, viva sem sobressalto,
Num mundo de amor
A vida fala mais alto
A vida fala mais alto




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