sexta-feira, 15 de março de 2013

TRABALHO COM PARLENDA

TEXTO: PARLENDA
A CASINHA DA VOVÓ



TRABALHANDO COM A PARLENDA
ATIVIDADE 1:
Capacidades: Localizar informações explícitas no texto; Identificação do gênero e do suporte na compreensão de textos.
•    Organize a sala para a leitura do texto (pode ser em círculo, em U ou como preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar também o cartaz ou o quadro mesmo.
•    Informar o gênero, explicando o conceito de parlenda e que está escrita em um cartaz (suporte).
•    Mostre o 1º cartaz da parlenda escrita com letra de imprensa maiúscula.
•    Leia a parlenda pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.
•    Repita a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.
•    Peça que os alunos leiam a quadrinha, vá passando o dedo em cima das palavras e mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.
•    Peça que cada aluno também leia a parlenda individualmente com suas orientações como na leitura coletiva (do cartaz ou do quadro ou entregar o texto).
•    Faça a exploração oral da parlenda com questões de compreensão:
A)    De quem é a casinha?
B)    Como é a casinha?
C)    Por que o café está demorando?

Estas sugestões podem ser alteradas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma desde que seja matida a proposta da capacidade sugerida.
Ressalto que as atividades 2, 3 e 4 ser referem às mesmas capacidades.
 Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
ATIVIDADE 2
  • Mostre o 1º cartaz da parlenda e leia-o com os alunos.
  • Peça que os alunos identifiquem a primeira e última palavra da parlenda, colorindo-as de vermelho e azul.
  • Em seguida, peça pra que os alunos copiem a parlenda.
  • Circule na parlenda a palavra CASINHA.
  • Desenhe a casinha da vovó.

ATIVIDADE 3
  • Distribua o texto (parlenda) para cada aluno e peça que eles coloram de lápis verde os espaços em branco, levando-os a perceber que em cada espaço temos uma nova palavra.
  • Peça que eles contem o número de palavras encontradas na 1º linha da parlenda, em seguida repita a atividade com as demais linhas.
  • Mostre que existem palavras com poucas letras ( A, da, de, o, com, pó) ressaltando que elas são palavras.
  • Peça para eles circularem de lápis vermelho a palavra CASINHA na parlenda e que contem o número de letras dessa palavra.
A) Quantas letras tem?
B) Qual é a letra inicial?
C) Qual é a letra final?
  • Em seguida, peça que eles circulem de azul as palavras com 2 letras, de verde as palavras com 3 letras e de amarelo as palavras com 4 letras e de rosa as palavras com 7 ou mais letras.
  • Pergunte aos alunos se nessa parlenda aparece alguma palavra repetida, se aparecer, peça que eles sublinhem elas.

ATIVIDADE 4
  • Agora organize os alunos em grupos e disponha fichas com as frases emendadas da parlenda e fichas com as palavras da parlenda e peça que os alunos as organize-as de maneira correta. Ex.: (Acasinhadavovó / cercadinhadecipó). Não se esqueça de pedir que os alunos registrem no caderno.
  • Para a atividade anterior utilize as fichas com letras de imprensa maiúscula, como no 1º cartaz.

Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.

Atividade 5
  • Peça para que os alunos completem o quadro a seguir:
PALAVRA
No DE LETRAS
A

CASINHA

DA

VOVÓ

CERCADINHA

DE

CIPÓ

O

CAFÉ

ESTÁ

DEMORANDO

COM

CERTEZA

NÃO

TEM


OBSERVAÇÃO: APÓS ESSE TRABALHO COM A PARLENDA, NÃO ESQUEÇA DE FAZER A REESCRITA, NAS PRÓXIMAS SEMANAS IREI  POSTAR MAIS ATIVIDADES RELACIONADAS COM ESSA PARLENDA.

Um comentário: