sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A HISTÓRIA E OS CAMINHOS DA GESTÃO ESCOLAR

LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO E PELA QUALIDADE DO ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS.

          Forum Nacional em defesa da escola pública teve um papel fundamental para esse processo de luta, onde educadores organizados em suas classe cientificas, academicas e sindicais, influenciaram o Congresso Nacional com ações já consolidadas de experiencias que já haviam sendo realizadas (processo constituinte de 1980).
         Em 1988 foi incluído na Constituição Brasileira o princípio de gestão democrática e também no processo de elaboração da Lei de diretrizes e bases, sancionada pela lei de 1996 e agora tambem, no ano de 2001 com plano de desenvolvimento da Educação.
         Entretando a luta continua, é necessário um novo salto, mais educação, mais democracia. A democracia existe para melhorar a vida das pessoas. Na escola a gestão democrática, existe para que os alunos aprendam mais, onde se realizam como pessoas, se realizam como cidadãos.
         Para que isso aconteça é necessário uma politica de estado e investimento na educação.
         Na sociedade hoje, é grande a demanda de conhecimento uma vez que vivemos num mundo globolizado e para democratizar este conhecimento é necessário a escola. Uma escola com gestão democratica, uma escola inclusiva, de qualidade, que não apenas cham o aluno para matricular mas que seja capaz de fazer este aluno aprender, fazendo deste aluno cidadão.
         Nesta luta percebem-se três eixos: a democratização, a descentralização e a inclusão de todos.
         Um dos grandes desafios para a educação brasileira é a inclusão, é o acolhimento das crianças de classes oprimidas, de trabalhadores, fazer que eles aprendam.
          Um instrumento fundamental para esse processo é o Projeto |Politico Pedagógico que se manifesta na construção e elaboração coletiva, é o porta voz dos direitos e deveres. Exige atitude e disposição daquele que sempre foram excluídos, atitude de atendimento, de diálogo.
           Outro eixo é a descentralização das hierarquia, a eleição dos diretores é um processo democrático, onde se exige uma grande participação, precisa ser  administrada por uma pessoa não somente técnica, mas de uma pessoa que quer realmente incluir, coordenar, ou seja, ordenar na pluralidade das idéias.
           Quando há processo participativo nas escolas há avanços, mas não basta a escolha democrática pelo voto, é preciso acompanhar os diretores escolhidos através dos conselhos deliberativos, construir um Projeto Politico Pedagógico que mostra a cara da escola uma construção de uma autonomia das partes em relação as política públicas.
            O Projeto Político Pedagógico deve germinar, nascer dentro da escola com todos os segmentos que a escola possui e uma vez construída ela se torna uma ferramenta importante para atingir a meta principal de fazer que todos os alunos aprendam



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