sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Sistemas operacionais e seus aplicativos


[1]Viviane Viera Soares Mendes


            O computador precisa de uma serie de informações que serão inseridas pelo usuário e processadas pelo computador para fornecer os resultados e essas informações precisam ser
“lidas” e “interpretadas” pelo computador e para facilitar essa comunicação entre o homem e a maquina foram criados os softwares.
            O software que irei demonstrar aqui é o Windows, uma vez, que o laboratório de informática da unidade de ensino na qual leciono utiliza este software.  Acredito que a escolha deste sistema operacional se dê porque alem de possuir uma “interface gráfica” agradável, possui varias softwares embutidos nele, permitindo ao usuário ter um produto com varias opções.
            Através dos programas oferecidos pelo Windows, podemos explorar com os nossos alunos varias áreas como: desenhos, edição de textos, cálculos, planilhas, gráficos, banco de dados, criação de slides, agenda, calculadora, relógios etc.
            Dentro o programa Word os alunos podem digitar suas redações, criar gráficos a partir de pesquisa realizada. No programa Paint podem deixar fluir a imaginação e fazerem lindos desenhos acrescentando também a escrita, o próprio uso da calculadora existente no programa pode ser de proveito para os alunos.
            Mas tudo depende do que o professor programou, o que ele quer atingir com essas aulas, tendo como ferramenta o computador e o sistema operacional disponível  no laboratório de informática existente na sua escola.
            O que não se deve perder de vista é o objetivo dessa ferramenta e como devo avaliar sua aplicação.


[1] Professora do Ensino Fundamental – licenciada em Normal Superior pela Unimontes, pos graduada em gestão escolar pela Universidade Federal  de Minas Gerais – vivianerafa@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário