segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

DISCURSO DE POSSE DA PRESIDENTE DA REPUBLICA DO BRASIL

Um olhar sobre a educação

        Ao tomar posse no dia 1ª de janeiro de 2011, a presidente da Republica Federativa do Brasil, a Ilustríssima Senhora Dilma Rousseff, em seu discurso de posse, reafirmou o seu compromisso com a educação pública.
            Vamos relembrar alguns pontos destacados em seu discurso:
  1. Ensino infantil → aumentar as vagas do ensino infantil e dando como uma das ações para se chegar a essa meta é ajudar decididamente os municípios a ampliar a oferta de creches e de pré-escolas.
  2. O ensino fundamental → apesar da universalização do ensino fundamental nas ultimas décadas é necessário melhorar a qualidade desse ensino.
  3. O ensino médio→ estender a vitoriosa experiência do PROUNI para o ensino médio profissionalizante, acelerando a oferta de milhares de vagas para que os nossos jovens recebam uma formação educacional e profissional de qualidade.

Mas o que chamou atenção em seu discurso foi a afirmação:
“Mas só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens.” (extraído do discurso de Dilma Rousseff)
            Pela primeira vez na história um político afirmou o que muitos de nós professores tentamos falar, somos autoridades quanto o assunto é educação, somos nós que fazemos a educação e é conosco que essa qualidade tão esperada pode acontecer, no entanto devem existir políticas publicas que garantem ao professor sua autonomia. A Educação deve ter um olhar voltado para quem realmente o faz, passando primeiramente em uma renumeração digna capaz de fazer que este profissional tenha exclusividade de realizar seu trabalho em um único lugar não se desdobrando muitas vezes em vários lugares, para poder dar o sustento de sua família.
            Outro ponto é sobre a formação continuada, alguns avanços já aconteceu como a plataforma Freire, programa do MEC, no entanto não são todas as prefeituras ou estados que colaboram com essa iniciativa. A formação continuada na área da educação tem vários pontos que devem ser discutidos, são vários estudos com esse tema, o que falta é fazer que algumas propostas saísse do papel.
            A Educação é a chave para o crescimento de uma nação....

Nenhum comentário:

Postar um comentário